quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diferença entre Unicast, multicast e broadcast


Existem três modos diferentes de transmissão de dados usados para fins de comunicação em uma rede de computadores comutada, UNICAST, MULTICAST E BROADCAST.

Até recentemente, grande parte do tráfego na Internet era por Unicast, ou seja, um transmissor enviava os pacotes de informação tantas vezes quanto fossem o número de clientes destino.

Durante anos, a transmissão Unicast de pacotes pela Internet pareceu ser suficiente. Porém, com o aumento do tráfego de multimédia em tempo real para mais de um participante, a transmissão Unicast mostrou-se insuficiente, principalmente para redes de longa distância.


Transmissão Unicast


Multicast é um método ou técnica de transmissão de um pacote de dados para múltiplos destinos ao mesmo tempo.

Durante uma transmissão Multicast, o transmissor envia os pacotes de dados somente uma vez, ficando a cargo dos receptores captarem esta transmissão e reproduzi-la.

Esta técnica diminui consideravelmente o tráfego em diversas situações, como por exemplo, quando vários clientes estão a assistir a uma transmissão de um jogo de futebol, propagado por um servidor.

Em Multicast, um emissor pode enviar dados para vários receptores na rede, é excelente para transmissões de vídeo.

A televisão por assinatura utiliza a transmissão multicast para enviar o sinal aos assinantes, portanto, somente as pessoas que pagarem pelo serviço terão acesso a programação.

Transmissão Multicast

  
Broadcast é o processo pelo qual se transmite ou se difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação será enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

O termo foi emprestado às telecomunicações para designar o envio de uma mensagem a todos os membros de um grupo.

Domínio de broadcast é um segmento lógico de uma rede de computadores em que um computador conectado à rede é capaz de se comunicar com outros sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento.

O grande desafio do administrador de rede é diminuir a existência de grandes domínios de broadcast uma vez que este tipo de mensagem ocupa boa parte da banda de rede com isto, aumentará o congestionamento de dados, haverá lentidão no envio e recebimento das informações, colisões e o surgimento de outros parâmetros nocivos a boa performance da rede.

Para restringir o domínio de broadcast será preciso segmentar a rede com a criação de novas sub-redes, ou seja, dividir a rede logicamente com subdivisão de endereços IPs.

Transmissão Broadcast

1 Comentário:

Unknown disse...

Tem uma proteção contra seleção no site?

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo