sábado, 17 de novembro de 2012

Graduações em Informática: conheça as diferenças e escolha o melhor curso para você!


Quando alguém se interessa por atuar profissionalmente na área de Tecnologia de Informação (TI), se depara com o problema de escolher qual é a melhor formação para seu perfil e expectativas. Isto ocorre porque há vários cursos oferecidos no Brasil, como Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Informática, além dos diversos Cursos Superiores de Tecnologia.

Os nomes que eram empregados para os cursos de graduação eram variados, principalmente por influência do que se encontrava no exterior. Até meados dos anos 1990, o que se via era que nos Estados Unidos se utilizava mais o nome “Ciências da Computação” e na Europa o nome “Informática”. De alguns anos para cá, as instituições de ensino estão adequando os nomes dos cursos de acordo com as diretrizes curriculares do MEC, que diz que os cursos que têm a computação como atividade-fim devem ser denominados “Bacharelado em Ciências da Computação”; os que têm a computação como atividade-meio devem ser denominados “Bacharelado em Sistemas de Informação”, além de considerar os cursos de Licenciatura em Informática e os diversos Cursos Superiores de Tecnologia.

Conheça as diferenças

Ciências da Computação


De maneira mais prática, os cursos de Ciências da Computação lecionam mais os fundamentos teóricos da computação e seus alunos apresentam um perfil mais acadêmico, seguindo em geral para programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) ao concluírem seus estudos de graduação.


Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação, em geral, apresenta uma abordagem que mescla as práticas adotadas nos cursos de Engenharia Eletrônica e Ciências da Computação e, desta forma, acaba levando os alunos ao estudo dos aspectos ligados ao projeto e desenvolvimento do hardware dos computadores ou de outros dispositivos de computação.

Sistemas de Informação 

Já os egressos de Sistemas de Informação apresentam uma formação muito mais pragmática que os prepara para atuar no desenvolvimento de sistemas e na administração dos recursos de tecnologia de informação das organizações, o que os qualifica a serem absorvidos pelo mercado de trabalho, seja no segmento de suporte, seja atuando no desenvolvimento de software como programador, administrador de banco de dados, analista de requisitos e testes, entre outras funções.

Licenciatura em Informática

A Licenciatura em Informática, por sua vez, é um curso destinado à formação de professores de ensino fundamental e médio. Como a computação cada vez mais tem sido utilizada nas escolas como instrumento de ensino, bem como parte curricular do ensino dos cursos, a demanda por professores qualificados e licenciados tem sido cada vez maior. Vale a pena ressaltar que em geral somente professores que sejam licenciados têm a permissão para atuar em instituições de ensino fundamental e médio e, daí, a razão da demanda indicada. O egresso da Licenciatura em Informática poderá atuar ainda em empresas, preparando e ministrando treinamentos na área de computação.

Cursos Superiores de Tecnologia

Por fim, há os Cursos Superiores de Tecnologia, que são cursos em nível superior cuja premissa é oferecer uma formação técnica mais rápida e focada a uma área de tecnologia. Estes cursos são regulamentados pelo MEC através do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que possui vários ligados à TI. Um dos mais oferecidos é o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que está destinado à formação de profissionais para atuar no processo de desenvolvimento de software. Há também o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, cujo propósito é formar profissionais que atuem no planejamento e monitoração das redes de computadores das organizações.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo