terça-feira, 1 de maio de 2012

ARQUIVO HOSTS: Entendendo o que é, e para que serve! – Parte 02


Bloqueando sites

 

Para bloquear sites é só você colocar uma referência com o IP 0.0.0.0, por exemplo:
0.0.0.0 google.com

Dessa forma você iria bloquear o site principal do Google (google.com). Porém, para bloquear o Google completamente, você precisaria de várias referências, como em:

#Inicia bloqueio do Google
0.0.0.0 google.com
0.0.0.0 www.google.com
0.0.0.0 google.com.br
0.0.0.0 www.google.com.br

Na Internet você pode encontrar vários arquivos HOSTS pronto que bloqueiam vários anúncios e dezenas de sites maliciosos e é possível que o endereço de bloqueio utilizado nesses HOSTS seja o 127.0.0.1 ao invés do 0.0.0.0. A diferença é que o bloqueio pode levar um pouco mais de tempo para ocorrer quando se usa o 127.0.0.1 e, se você tiver um servidor web instalado na máquina, todos os sites bloqueados serão redirecionados para ele. Se isso lhe causar problemas, você pode abrir o arquivo HOSTS baixado no Bloco de Notas e usar a função Substituir para trocar todos os 127.0.0.1 por 0.0.0.0.

Se o arquivo HOSTS estiver com a extensão.TXT, lembre-se de retirá-la, pois o arquivo HOSTS não possui extensão.

Lentidão causada pelo HOST

Se o arquivo HOSTS ficar muito grande é possível que o seu sistema fique muito lento. Para resolver este problema, no Windows NT/2000/XP/vista/win7, clique em Iniciar » Executar, digite services.msc e clique em OK. Procure o serviço Cliente DNS. Clique com o botão direito nele e em Propriedades. Clique em Parar e então troque o Tipo de Inicialização para Desativado.

Arquivos HOSTS infectados

Se você abrir um arquivo HOSTS e virem várias entradas onde constam sites de antivírus, por exemplo:

0.0.0.0 symantec.com
127.0.0.1 grisoft.com
192.168.0.1 mcafee.com

Você provavelmente possui um trojan no seu sistema. Atualize o seu antivírus e faça uma checagem. Se você não conseguir atualizá-lo, o problema pode ser exatamente o bloqueio do HOST; nesse caso, limpe o arquivo HOSTS (deixando apenas a entrada do localhost) e tente novamente.

Outro uso malicioso do HOST é o redirecionamento de sites (como por exemplo, bancos) para servidores de terceiros. Isso significa alguém pode clonar a página de um banco, hospedá-la em um servidor diferente e depois espalhar um código malicioso simples que apenas altera o arquivo hosts para forçar o computador a visitar o servidor malicioso ao invés do site verdadeiro do banco. O dono deste servidor pode roubar os dados enviados pelos usuários infectados do banco que acham que estão no site verdadeiro.

Qualquer entrada que menciona sites de bancos pode ser removida sem problemas. Alguns programas de proteção dos bancos criam entradas no host para que o site do banco não possa ser redirecionado, mas mesmo se você apagá-la isso não deve causar problemas.

t Proxima!!!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo